ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • TTF Brasil

Conheça a Biblioteca Digital Brasileira de Organizações da Sociedade Civil!

21/07/2015

Como parte de suas ações de incidência política e ampliação do conhecimento sobre determinados temas no campo dos direitos, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) desenvolvem estudos que resultam em importantes publicações, servindo como base, inclusive, para mudanças conjunturais e criação de políticas públicas. Esse conteúdo, no entanto, não possui o reconhecimento necessário, o que está diretamente relacionado à falta de visibilidade e de espaço para divulgação dessas ações.

 

Considerando esse quadro e a importância do trabalho das organizações para o fim público, a Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns lançou a Biblioteca Digital Brasileira de Organizações da Sociedade Civil, uma plataforma tecnológica com ferramentas para otimizar as atividades de captura, organização e tratamento, armazenamento, publicação, acesso e compartilhamento dos conhecimentos produzidos pelas OSCs.

A ação é uma das frentes do Projeto Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs, patrocinado pela Petrobras. O levantamento e mapeamento das produções das entidades auxiliam, principalmente, aquelas organizações que não possuem recurso para digitalizar suas publicações ou criar materiais virtuais. Serão quarenta mil páginas de conteúdo para livre acesso.

 

A ferramenta utilizada na criação da Biblioteca está ancorada na ideia de preservação digital, que otimiza as buscas e possibilita a visibilidade institucional das entidades, de seus conteúdos e temáticas. No entanto, mais do que isso, o projeto vai ao encontro da ideia de Acesso Aberto e democratização do conhecimento. O movimento Open Access, iniciado no meio acadêmico, tem por objetivo romper com barreiras políticas, econômicas e técnicas impostas no acesso ao conhecimento.

 

Obter espaço de divulgação e visibilização de suas lutas é um passo para o setor, principalmente em relação à sustentabilidade e permanência institucional. As novas tecnologias de informação e comunicação auxiliam para que a lógica de produção e venda de conhecimento seja quebrada. Sendo as OSCs entidades com demandas e objetivos políticos que, muitas vezes, não possuem visibilidade na mídia tradicional, o movimento de democratização da informação por meio da tecnologia passa a ser compromisso e interesse das mesmas, seja qual for sua temática principal.

Acesse a Biblioteca aqui!

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca